Publicado em sexta-feira, 19 de junho de 2015.
As gêmeas de Salto do Lontra, Vanda e Eduarda Girotto juntamente com Emanuely Pinto Vieira da cidade de Dois Vizinhos conquistaram o vice-campeonato no Mundial Escolar de Vôlei de Praia para atletas com 15 e 16 anos. A competição foi disputada em Aracaju (SE).
A grande final foi na manhã desta sexta-feira, 19, contra a Alemanha. No primeiro set a dupla alemã venceu por 21 x 16. No segundo Vanda e Eduarda venceram por 21 x 14. Porém, no tie-break as alemãs voltaram a vencer por 15 x 11 e ficaram com o título.
Vanda e Eduarda são treinadas pela professora Jésika Mafra e tem como terceira atleta, Emanuely. As jovens representaram o Colégio Estadual Jorge de Lima, de Salto do Lontra e o Master, de Dois Vizinhos, além da região sudoeste, o Paraná e o Brasil.
Vanda disse que esta conquista surpreendeu. “Sabíamos do nosso potencial, mas ficamos surpresar por chegar tão longe nesta competição de nível mundial. Agora vamos continuar treinando cada vez mais” e agradeceu “obrigado aos familiares, amigos, torcedores, prefeito e a Deus por esta oportunidade em nossas vidas” concluiu.
Eduarda disse que “a final foi muita disputada. Fizemos o nosso melhor, mas estamos felizes com a segunda colocação. Obrigado a todos pelo apoio”.
Emanuely comentou que esta competição serviu de experiência. “Foi muito especial para nós termos participado de um campeonato como este. Obrigado pela força e apoio” finalizou.
A treinadora Jésika Mafra avaliou como positiva a participação neste Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia. “Algo importante para a carreira das meninas e também na minha, afinal, foi uma grande competição. Penso que fizemos grandes jogos e vamos continuar treinando para futuras competições. Obrigado aos lontrenses, aos paranaenses e a todos os brasileiros que torceram pela gente” finalizou.
No campeonato mundial, Vanda e Eduarda tiveram a seguinte campanha: na estréia contra o Peru venceram por 2x0 (21x6 e 21x14) no domingo, 14. Na segunda-feira, 15, venceram a França também por 2x0 (21x8 e 21x6). Na terça-feira, 16, a vitória foi contra as representantes da Índia também por 2x0 (21x11 e 21x5). Na semifinal, disputada na quinta-feira, 18, a vitória foi sobre Israel por 2x0 (21x7 e 21x14). Portanto, chegaram a final invictas e perderam apenas na decisão para a Alemanha. O pai das gêmeas, Vanderlei Girotto, acompanhou as filhas em Aracaju e enalteceu esta campanha. “Estou muito feliz pelo desempenho das nossas atletas. Fizeram bons jogos, chegaram à final invictas e perderam apenas no tie-break. Parabéns pela conquista e obrigado pelo carinho, pelas mensagens de apoio e pela torcida” concluiu.
O Prefeito Maurício Baú também destacou esta conquista das atletas de Salto do Lontra. “É motivo de orgulho vermos estas jovens levando o nome do nosso município tão longe. Nos sentimos honrados em poder fazer parte deste momento e estaremos sempre a disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance. Parabéns a Vanda, a Duda, a Emanuely, a professora Jésika, aos familiares das atletas e a todos que contribuíram para mais esta conquista” disse.
As atletas lontrenses devem chegar em Salto do Lontra no início da tarde deste sábado, 20.

Legenda: Na foto Vanda Gabrielle Girotto, a treinadora Jésika Mafra, Eduarda Girotto e Emanuely Pinto Vieira. Elas conquistaram a medalha de prata Campeonato no Mundial Escolar de Vôlei de Praia disputado em Aracaju (SE). (Assessoria).