Publicado em terça-feira, 19 de março de 2024.

Paraná já registrou mais de 90 mil casos de dengue e decretou situação de emergência em saúde pública para a dengue.

Na última sexta-feira (15), o deputado estadual Matheus Vermelho (PP) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado Paraná (ALEP), o Projeto de Lei Nº 144/2024, que dispõe sobre a utilização de drones por parte do Governo do Estado, nas ações de prevenção e combate a dengue.

 

Conforme o projeto, os drones podem contribuir significativamente nas ações contra a dengue, já que por meio do equipamento é possível realizar o mapeamento de áreas de difícil acesso, bem como realizar o controle vetorial com a aplicação de inseticidas aprovados pelo Ministério da Saúde.

 

 “Os casos de dengue no Estado têm nos preocupado muito. Em razão do aumento exponencial dos casos devemos utilizar todos os instrumentos possíveis para fazer o enfrentamento ao Aedes Aegypti, e neste sentido, os drones inquestionavelmente podem auxiliar nesta tarefa”, afirmou o deputado Matheus Vermelho.

 

Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar ainda fundamentou que - embora os “drones” já sejam utilizados em algumas ações do Governo do Estado, tal utilização não consta em lei. Por essa razão, o PL busca constar em lei a previsão da utilização do equipamento também nas ações contra a dengue. 

 

SAÚDE PÚBLICA

O Governo do Estado decretou nesta quinta-feira (14) situação de emergência em saúde pública para a dengue. A decisão foi tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido ao aumento no número de casos e óbitos confirmados pela doença nas últimas semanas. O decreto 5.183/2024 terá vigência por 90 dias e tem como finalidade reforçar ações adotadas para o controle e combate à doença. Entre os pontos do documento estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, recomendações relacionadas à aquisição de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único Saúde (SUS). 

 

DENGUE 

A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, sendo a da diminuição da febre, podendo surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.

 

A Sesa alerta ainda para os principais sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza muscular (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulações (artralgia) e a dor retro-orbitária. Caso tenha algum desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.



Fonte: FONTE | FOTO: Assessoria/Matheus Vermelho