Publicado em quarta-feira, 25 de maio de 2022.

Estava programada para a noite de ontem, na Igreja Matriz de Ampére, a sessão religiosa de abertura do processo de beatificação e santificação do frei Angelo Caru, da Ordem dos Freis Agostinianos. Ele trabalhou em Ampere e outras paróquias coordenadas pela ordem dos Agostinianos.

 

A abertura do processo ocorreu no dia em que se celebrou o 27º aniversário de morte do sacerdote. O frei morreu num acidente de trânsito em Toledo (PR) e foi sepultado no Cemitério Municipal de Ampere. “Então, hoje [ontem] por completar o aniversário dele, a gente escolheu a data pra iniciar o processo de canonização. Claro que um grupo de pessoas e uma comissão estão trabalhando há mais de ano já, recolhendo documentos, manuscritos dele, testemunhos de pessoas que receberam graças, pessoas que falam da vivência dele, então todo esse material foi recolhido e agora vai ser uma nova fase”, disse o frei Vilmar Potrich, pároco da Paróquia Santa Teresinha, à Rádio Ampére.

 

O processo seria aberto ontem, oficialmente, pelo bispo diocesano dom Edgar Ertl. Frei Vilmar enfatizou que “para a igreja as coisas têm que ser abertas, às claras. Ele explicou como ocorre a abertura do processo de santificação: consiste da leitura de um resumo da biografia da vida do sacerdote, anexação de documentos que vieram do Vaticano, de documento do bispo diocesano que institui o tribunal e depois haverá o juramento das pessoas que integram a comissão. Cada uma destas seis pessoas que fazem parte do tribunal vai fazer o juramento de buscar, justamente, a verdade; a verdade sobre a vida, as virtudes, e a fama de santidade do frei Angelo”.

 

Este tribunal vai ter a incumbência de ouvir muitas pessoas. “Muitas pessoas vão testemunhar, falar do frei Angelo, da maneira, as virtudes que praticou e tudo mais. A função deste tribunal, vai ser, a partir hoje, convocar algumas pessoas, depois outras pessoas serão convocadas”, comentou o sacerdote.

 

Todo o material será escrito e assinado, recolhido e encaminhado para a Santa Sé/Igreja Católica, em Roma, para outra fase do processo de santificação do religioso. Não há um prazo ou previsão para que o Vaticano declare a santificação do frei Angelo. “Nós vamos iniciar e fazer a nossa parte. Se for para a glória de Deus, ele vai ser declarado santo”, frisa frei Vilmar. Será o primeiro santo da área da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão e do Paraná.

 

Frei Angelo nasceu em Gallarate (Norte da Itália), no dia 17 de fevereiro de 1925. Foi ordenado sacerdote aos 24 de março de 1951. Veio para o Brasil em 1966. Em 1976 começou a trabalhar em Ampére. Foi pároco em Salto do Lontra de 1980 a 1988. Faleceu aos 23 de maio de 1995, enquanto era pároco em Ouro Verde do Oeste.

 

Foto/Legenda: Frei Angelo Caru com Papa João Paulo II.



Fonte: FONTE | FOTO: Jornal de Beltrão